PALAVRAS CHAVES.
1. Avaliação psicológica 2. Aprendizagem – avaliação
3. Neuropsicologia 4. Transtornos de aprendizagem
É um dos transtornos
mais frequentes em crianças e adolescentes e, quanto mais cedo for diagnosticado e houver intervenção,
tanto melhor a perspectiva de mudanças. Especialmente após a Lei Federal nº 14.254/21, que dispõe
sobre o acompanhamento integral aos educandos com dislexia, dentre outros transtornos, torna-se
muito importante disseminar informações baseadas em evidências científicas acerca dos transtornos de
aprendizagem, incluindo tanto os quadros relacionados à linguagem escrita, quanto aqueles relativos à
matemática.
Diante da complexidade dos transtornos de aprendizagem, a atuação compreensiva é fundamental. O
livro oferece essa perspectiva aos leitores, ao trazer diferentes temas ao longo de nove capítulos. Inicialmente,
o leitor terá contato com os fundamentos da avaliação neuropsicológica. Em seguida, há capítulos
voltados a diferentes aspectos dos transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia do desenvolvimento;
a discalculia do desenvolvimento; as dificuldades de aprendizagem; as várias facetas da leitura,
incluindo decodificação e compreensão de leitura; a aprendizagem e o ensino da matemática; bem
como as sobreposições entre as dificuldades de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento,
como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista.
Dessa forma, o livro “Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção”
é um excelente recurso para a compreensão das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem
sob a perspectiva da neuropsicologia, preenchendo uma lacuna e sendo uma ferramenta muito útil
para auxiliar os profissionais que atuam na área.
CAPÍTULOS:
01 – Avaliação neuropsicológica
02 – Neuropsicologia da aprendizagem da matemática
03 – O corpo como instrumento de ensino da matemática articulações entre neurociências
e cognição corporificada
04 – A importância da decodificação para a leitura e suas alterações na dislexia do desenvolvimento
05 – Intervenção na consciência fonológica em dificuldades de aprendizagem: um estudo
de caso
06 – Compreensão de leitura à luz da teoria de Kintsch: considerações teóricas e possibilidades
de intervenção
07 – Habilidades matemáticas: bases para intervenção neuropsicológica na infância
08 – Considerações sobre as funções executivas em crianças com Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade
09 – Cognição e aprendizagem no Transtorno do Espectro Autista: perspectivas inclusivas
CAPÍTULOS
Avenida do Contorno, 3979 – sala 405
Belo Horizonte – MG
(31) 3223-8053 | 98482-9545
contato@editoraampla.com.br
loja.editoraampla.com.br
© Copyright
Avaliações
Não há avaliações ainda.