PALAVRAS-CHAVES.
1. Atendimento Educacional Especializado (AEE) 2. Educação inclusiva
3. Inclusão escolar 4. Pessoas com deficiência – acessibilidade e educação
5. Plano Educacional Individualizado (PEI)
A escolarização de alunos com deficiência em classes comuns avançou bastante nas últimas décadas.
Cada vez mais, professoras e professores têm se dedicado a aprender sobre a diversidade humana e a
importância de uma educação que seja, realmente, inclusiva. Dentro dessa perspectiva, o PEI (Plano
Educacional Individualizado) tem se constituído como um instrumento que permite aos docentes organizar
sua prática, levando em consideração as características individuais de seus alunos. Atualmente, as
famílias dos alunos com deficiência, as redes de ensino e os profissionais que acompanham os estudantes,
se preocupam em construir o PEI para o aluno com deficiência.
Esse livro pretende cobrir algumas das lacunas existentes sobre o tema, a partir da apresentação de dez
capítulos que analisam diferentes aspectos do PEI. Proposto em 1975, nos Estados Unidos, o Individualized
Education Plan (IEP) constituiu-se naquele país como a mais importante estratégia de inclusão escolar
de alunos com deficiência. Os capítulos abordam a origem e definição do PEI, sua relação com a transição
para o pós escola, a participação da família no processo e como a presença ou não do instrumento
impacta a prática do professor. O livro discute ainda, as habilidades necessárias para implementar o PEI,
os aspectos avaliativos e a utilização do instrumento no contexto brasileiro, bem como sua relação com
o Atendimento Educacional Especializado e com os profissionais da saúde.
O livro interessa a todos que trabalham com a educação de alunos com deficiência, além dos familiares
e gestores de políticas públicas para a inclusão escolar no Brasil. Os autores e autoras dos capítulos aqui
reunidos, atuam no campo da Educação Especial em universidades do Brasil e dos Estados Unidos da
América e têm dedicado suas pesquisas ao tema do PEI, por entenderem sua relevância na inclusão escolar
dos alunos com deficiência. Dessa forma, o livro constitui-se como leitura obrigatória para todos
aqueles que se interessam pelo tema.
CAPÍTULOS:
PARTE I – PEI: origens e definições
01 – Bases legais e conceituais do Plano Educacional Individualizado
02 – Aspectos avaliativos do PEI identificados na literatura nacional
03 – Habilidades profissionais necessárias para elaborar um PEI
PARTE II – Planejamento e estruturação do PEI
04 – Critérios de qualidade dos objetivos e metas de um PEI
05 – Desenho universal para a aprendizagem e o Plano Educacional Individualizado
06 – Juntos somos mais fortes: acolhendo representantes parentais na mesa de discussão
da educação especial
07 – Plano de atendimento educacional especializado (PAEE) e planejamento educacional
individualizado (PEI): complementares ou excludentes?
PARTE III – O PEI e a realidade escolar
08 – Implicações da ausência e da presença do PEI para os alunos com deficiência
09 – O PEI no diálogo necessário entre a saúde e a educação
1O – Planejamento para transição da infância até à adolescência: o PEI como facilitador
da transição das etapas escolares.
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